Cuidados importantes para montar uma loja virtual

lojavirtual-23Um projeto de e-commerce não é tão simples assim. Para quem pensa em abrir uma loja virtual existem alguns cuidados e dicas importantes que fazem com o que, pessoas que estão iniciando neste tipo de trabalho fiquem alertas e preparadas para alguns tipos de imprevistos. É de extrema importância saber como proceder se algum problema acontecer.

Pesquisas mostram que um grande percentual  de empresas que fecham com menos de 5 anos, e no e-commerce não é diferente. A melhor maneira que se têm antes de montar um e-commerce é fazer um  planejamento detalhado do projeto. No Empreendedor da rede, mostraremos algumas formas básicas de cuidados para quem sonha em abrir uma loja virtual que  fará com que esta estapa do negócio seja uma tarefa mais fácil.

Dê preferência a atuação em um nicho de mercado

Atuar em um nicho de mercado é  boa opção para quem está começando no e-commerce, de preferência para as PMEs. Evite atritos com os grandes do mercado, pois você não terá a mínima chance em termos de preços e logística. Atuando em um nicho de mercado você só tem a ganhar. Além da baixa concorrência que encontrará, os custos na área de marketing digital, como links patrocinados e SEO serão menores.

Crie um diferencial competitivo

Mesmo para empresas que atuam em um nicho de mercado, é de extrema importância criar um diferencial competitivo para o seu e-commerce. Em  negócios online não vai adiantar copiar um modelo já existente, a não ser que ele seja muito mal administrado ou explorado. Um diferencial fará do seu e-commerce uma referência em  loja online. Com isso, seu projeto de e-commerce ganhará uma identidade própria, fazendo com que suas chances de sucesso sejam indiscutivelmente maiores.

Comece por criar um plano de negócios para seu e-commerce

Quando se fala em negócios no mundo físico, todo mundo logo pensa em um plano de negócios. No mundo virtual, nem sempre um planejamento passa pela cabeça do empresário. Faça um plano de negócios para o seu e-commerce e organize seu e-commerce. A criação de uma loja virtual obedece a uma ordem, e sem um bom planejamento você não estará agindo de forma correta.

Capacitação é fundamental

Um dos principais cuidados ao montar uma loja virtual é onde você está se metendo e onde quer chegar. Entrar em um novo mercado sem conhecer os recursos que você tem disponível para o seu projeto é uma atitude perigosa. Um curso independente sobre criação de lojas virtuais, é importante e resolve este problema, pois nele você obterá conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para executar o seu projeto de e-commerce. No Empreendedor da rede você conhecerá treinamentos sobre criação de lojas virtuais que irão lhe auxiliar nessa etapa.

Divulgue sua loja

Uma loja sem divulgação é como um outdoor no porão, ninguém vê. O maior erro – e o mais comum – é esquecer de divulgar e deixar de lado  o marketing digital. Conheça as ferramentas e técnicas de marketing digital disponíveis no mercado para traçar o seu planejamento na área do web marketing. O  diferencial do e-commerce está no marketing

Não acredite em soluções “mágicas”

Não existe caso de sucesso em atalhos no e-commerce. O comércio digital brasileiro está cada vez mais profissional, e com isso seus profissionais buscam cada vez mais capacitação. Esqueça soluções como loja virtual grátis , loja sem gastar nada ou loja “faça você mesmo”. Esses são caminhos que dificilmente transformarão sua loja virtual em um sucesso. Um projeto de e-commerce precisa de profissionais de programação da mesma forma que uma equipe de futebol precisa de técnicos.

Escolha uma plataforma de loja virtual de crescimento

Sua plataforma de e-commerce é uma das principais parceiras que você têm nesse empreendimento. É importante, então, estar preparado também para seu crescimento. Por isso, na hora de escolher uma plataforma de comércio eletrônico, escolha uma que seja escalável. A mudança de plataforma de e-commerce é uma operação desgastante para qualquer loja virtual. É muito comum vermos lojas ficarem estagnadas por impossibilidade de crescimento causada pela plataforma de e-commerce.

Capacite-se sempre

Depois de montada a sua loja virtual, siga aperfeiçoando! Participe de eventos, seminários, cursos, palestras e compre literatura a respeito. Livros e revistas com conteúdos dos assuntos também ajudam. Lembre-se que o e-commerce é  dinâmico e deve se estar a par do que há de mais moderno. O sucesso de uma loja virtual depende de você. Lembre-se que o primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio!

Estas foram apenas algumas dicas, mas já dá para perceber que a coisa não são tão fáceis como muita gente acha. Tome cuidados ao montar sua loja virtual e certamente os resultados serão muito compensadores.

Assuntos relacionados:

vender no mercado compre daSaiba o que é dropship

Anúncios

Sobre Marcião

Apaixonado pela leitura e pelas notícias e sempre a favor de bons debates. Músico, compositor, Católico, teólogo e administrador. Enfim, além das coisas boas da vida, Tenho gosto por conhecimento.

Publicado em 03/03/2013, em Dicas para o Sucesso, Dropshiping, Lojas virtuais e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: